Como motivar as crianças a ler

5 AGOSTO 2020

À Conversa com...

Bárbara Ramos
Dias

Psicóloga Clínica
Especialista crianças e adolescentes, Mestre em comportamentos desviantes pela Faculdade Medicina de Lisboa, mãe de 3 doces pestinhas.

Intervém em hospitais e clínicas privadas há mais de 20 anos, junto de famílias e dos seus filhos. Formadora e autora do Livro "Respostas simples às perguntas difíceis dos nossos filhos"

Ana Galveia

Professora do 1º ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação João de Deus
Missionária em Moçambique, Província de Cabo Delgado, durante um ano através da Instituição "Filhas de Maria Auxiliadora - FMA". Educadora na Casa Santa Ana, em Setúbal, que acolhe crianças, adolescentes e jovens em risco. Professora de Educação Moral e Religiosa Católica, do 5º ao 9º ano.

Muitas vezes não entendia/ percebia os motivo ou as razões do meu percurso, mas aos poucos tudo faz sentido e ajudou-me a crescer a partir das experiências que vivi.

Dianne Amendola

Professora
Dianne L.Amendola formou-se na Universidade da Florida em 2007, com um mestrado em Educação que inclui uma especialização em alfabetização e ESOL - Inglês para falantes de outras línguas. Há cerca de 7 anos que ensina a nível internacional em Portugal, e antes disso ensinou, num nível primário, crianças provenientes de famílias com pouco rendimento nos Estados Unidos.

A paixão da Dianne por ensinar a um nível internacional começou em 2010, quando no verão se voluntariou na Sandipani Muni School (SMS) - uma escola para meninas em Vrindavan, Índia. Quando regressou da Índia, desenvolveu um programa de leitura chamado Kidstory, com o objectivo de aumentar o desejo intrínseco dos seus alunos para ler, ao mesmo tempo que proporcionava que estes mesmos alunos ajudassem crianças menos afortunadas em todo o mundo. A Dianne acredita vivamente que a educação é a chave para melhorar a posição das pessoas na vida e, portanto, mantém os seus alunos com altas expectativas, orientando-os a alcançar com sucesso os seus objectivos.

Ana Sofia Lopes

Médica Dentista
Membro fundador da Sorrir à Onda, mãe galinha de dois filhos.

Como mãe, sinto a necessidade de encontrar estratégias para por os meus filhos a ler. É uma preocupação de todas as mães. Será que uma criança que lê, será um adulto diferente? Que estratégias podemos adoptar? E por fim, vamos falar das discrepâncias do mundo das crianças e de um projeto fantástico que deu e dá oportunidades a meninos na Índia a ter escola, pondo as crianças de outros países a ler. Vamos saber como tudo isto se pode integrar?

VÍDEO DA CONVERSA