Guidelines e procedimentos

Considerando que a doença COVID-19 é recente e que, consequentemente, existe uma lacuna natural na quantidade e qualidade da evidência científica, a elaboração de Normas de Orientação Clínica (NOC) clássicas não é possível. Neste contexto, as presentes Normas foram constituídas segundo o protocolo recentemente disponibilizado pelo National Institute (NIH) for Health and Care Excellence (NICE) U.K, nomeadamente o Interim process and methods for developing rapid guidelines on COVID-19.

Esta NOC resulta do trabalho elaborado por um comité de médicos dentistas.

Não existiu consulta pública a representantes de todos os potenciais interessados sobre esta temática. O objetivo é produzir NOC que reduzam a entropia e promovam a consistência de atuação. 

Promove-se a identificação das questões-chave aplicáveis aos cenários no regresso ao exercício clínico em medicina dentária.

Não foram efetuadas revisões sistemáticas da literatura. Embora se tenham constituído buscas nas bases de dados mais utilizadas, a informação principal nestas NOC deriva da utilização de documentos orientadores previamente publicados relativamente a pandemias já ocorridas.

COVID-19
Normas de Orientação Clínica
Medicina Dentária

AUTORES

Fernando Guerra

António Duarte Mata

Alexandra Vinagre

Ana Luísa Costa

Andreia Luís Vieira

Carlos Falcão

Carlota Duarte de Mendonça

Catarina Chaves

David Herrera

Isabel Poiares Baptista

Ivan Toro

João Braga

João Carlos Ramos

João Miguel Santos

João Miguel Silveira

João Paulo Tondela

Paulo Palma

Pedro Nicolau

Pedro Sousa Gomes

Ricardo Dias

Salomão Rocha

Sérgio Matos