Considerando que a doença COVID-19 é recente e que, consequentemente, existe uma lacuna natural na quantidade e qualidade da evidência científica, a elaboração de Normas de Orientação Clínica (NOC) clássicas não é possível. Neste contexto, as presentes Normas foram constituídas segundo o protocolo recentemente disponibilizado pelo National Institute (NIH) for Health and Care Excellence (NICE) U.K, nomeadamente o Interim process and methods for developing rapid guidelines on COVID-19.
Esta NOC resulta do trabalho elaborado por um comité de médicos dentistas.
Não existiu consulta pública a representantes de todos os potenciais interessados sobre esta temática. O objetivo é produzir NOC que reduzam a entropia e promovam a consistência de atuação.
Promove-se a identificação das questões-chave aplicáveis aos cenários no regresso ao exercício clínico em medicina dentária.
Não foram efetuadas revisões sistemáticas da literatura. Embora se tenham constituído buscas nas bases de dados mais utilizadas, a informação principal nestas NOC deriva da utilização de documentos orientadores previamente publicados relativamente a pandemias já ocorridas.